A acessibilidade não é um custo. Mas sim um investimento.

A acessibilidade não é um custo. Mas sim um investimento.

Segundo os direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, estes devem ter acesso em condições de igualdade com os demais. Devem ter acesso ao ambiente físico, ao transporte, à informação, às tecnologias e a outras instalações e serviços abertos ou prestados ao publico em geral, tanto nas áreas urbanas como rurais.

Desta forma, os “edifícios, estradas, transportes e outras instalações interiores e exteriores, incluindo escolas, habitações, instalações medicas e locais de trabalho” devem ser acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Aqui pode consultar o guia de acessibilidade e mobilidade para todos.

Benefícios da acessibilidade.

Quando falamos em vantagens da acessibilidade para todos relembramos que o principal benefício existente é a melhor qualidade de vida para as pessoas com défice de mobilidade. Uma pessoa com dificuldades em se movimentar vai ser muito mais feliz e certamente ira-se sentir com grau de autonomia maior, se a qualquer lugar onde se pretenda deslocar, esse mesmo local seja acessível.

Outra vantagem que não podemos deixar de enumerar, é o impacto positivo que gera a todos os estabelecimentos do pais tanto quando uma pessoa se pretende deslocar algum sitio ou simplesmente pretende passar ferias.

Se olhamos bem, e juntarmos ao leque de pessoas com deficiência, as pessoas gravidas, idosas ou casais com crianças pequenas tornar-se-á um passo gigante para toda a gente beneficiar de uma melhor acessibilidade.

Consulta de espaços acessíveis.

Portugal acessível by Associação salvador.

acessibilidade em portugal

TourismForAll

turismo de portugal all for all tourism portugal