A deficiência em Portugal – Dificuldades que ainda surgem

A deficiência em Portugal – Dificuldades que ainda surgem

A ler A deficiência em Portugal – Dificuldades que ainda surgem Próximo Home Care – O Apoio Domiciliário Em Portugal

A deficiência é ainda um tema bastante sensível no que toca ao nosso país apesar de existir cada vez mais preocupação neste sector para que uma pessoa com deficiência consiga ter uma qualidade de vida igual às pessoas que não possuem qualquer tipo de deficiência.

Proteção das pessoas com deficiência em Portugal.

Portugal é um dos pais que mais se preocupa com a equidade na Europa mas é também o que tem mais dificuldades em implementar as suas leis. Esta dificuldade vai encontra as dificuldades económicas e financeiras que o país atravessa que o deixa sem margem de manobra para melhorar os níveis de apoio e consequentemente a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O esforço é sem duvida reconhecido, principalmente desde a entrada da Drª Ana Sofia Antunes que apesar do seu curto mandato, tem feito um trabalho notável e só não tem feito mais e melhor devido às restrições orçamentais.

Desde do seu mandato como secretaria de estado da inclusão das pessoas com deficiência que se notou um preocupação especial neste sector, como: ativação de descontos nos CP novos balcões de atendimento para pessoas com deficiência, prioridade na fila de espera e fundos de vida independentes.

O caminho de Portugal em busca da equidade.

O caminho ainda é longo, especialmente no que toca aos países nórdicos que os modelos de intervenção são fortemente centrados na pessoa e na sua família. Existe dois pilares extremamente importantes que tem a ver com a capacidade financeira do pais ligada à forma como os governos encaram a deficiência. Como foi referido em linhas anteriores, o nosso país e o governo mantem o esforço para desenvolver este sector mas sofre bastantes limitações financeiras. O caminho a ser desenvolvido passa muito pela articulação da segurança social, saúde e educação.

As dificuldades do emprego das pessoas com deficiência.

Esta é uma área critica quando falamos de emprego no nosso pais, mas o que é certo é que ainda existe muito a fazer na área da formação profissional das pessoas com deficiência.

Os resultados ainda são bastante reduzidos no que toca à área profissional e intermédios no que toca à integração social. É deverás importante criar mecanismos de forma avaliar e gerar apoio ao emprego que não sejam pecuniárias.

É o caso da OED que é um serviço gratuito destinado a pessoas com deficiência na cidade de lisboa que apoia as pessoas com deficiência na integração do mercado de trabalho. Em 26 anos, a operação de emprego para pessoas com deficiência (OED) conseguiu mais 1037 integrações profissionais.