Atividades Para Fazer Com Idosos

Atividades Para Fazer Com Idosos

O Dia Internacional do Idoso assinala-se, todos os anos, a 1 de outubro. Em 2018, a ONU definiu que a efeméride tem os seguintes objetivos:

 

1. Promover os direitos inscritos na Declaração Universal e instaurá-los no dia a dia dos mais velhos;

2. Aumentar a visibilidade dos idosos como membros participativos na sociedade, com o compromisso de melhorar a forma como os direitos humanos são aplicados em muitas áreas e não apenas naqueles que diretamente os afetam;

3. Refletir sobre o progresso e os desafios adjacentes ao gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas mais velhas;

4. Envolver cada vez mais membros da comunidade à volta do mundo e mobilizar a população para os direitos humanos em todas as fases da vida.

 

Mas, para quem tem idosos a seu cargo, alguns dias podem parecer mais difíceis que outros. Por isso mesmo, a Sensicare preparou uma lista de atividades que pode fazer com os mais velhos, de modo a mantê-los ativos e com uma vida plena em família ou nos centros de cuidado.

Inventar, criar, desenhar

Quer seja em ambiente familiar ou num lar, fazer algo relacionado com artes plásticas pode ser muito vantajoso. Desenhar, pintar, esculpir ou fazer colagens são atividades divertidas e que estimulam a criatividade. As artes cénicas, como a dança ou o teatro, também são ótimas para envolver esta população em projetos conjuntos e que promovem o exercício. Além disso, até pode ser que descubra algum talento escondido, que o idoso nunca tenha tipo oportunidade de explorar!

Fazer natação

Para além de movimentar todos os músculos do corpo, por ser um desporto extremamente completo e exigente, a natação traz muitos benefícios para a saúde dos idosos. Redução do risco de doenças crónicas, diminuição das dores nos ossos provocadas por arterites ou reumatismo, aumento da resistência e flexibilidade, melhoria do estado das articulações e do ritmo cardíaco estão entre as vantagens deste exercício.

A natação pode ser praticada em família, nas várias piscinas municipais espalhadas pelo país, por exemplo.

 

Restaurar objetos antigos

Sendo uma forma divertida e entusiasmante para passar o tempo, os restauros podem ser uma ótima atividade para os idosos fazerem em casa (com pequenos objetos ou o jardim) ou fora de casa, em espaços dedicados a tal. Dependendo do estado geral de saúde, o idoso até pode embarcar num projeto de restauro de obras de maior envergadura, como carros, barcos ou motos, por exemplo.

 

Passear a pé

Fazer pequenos passeios em família ou entre os utentes de um lar é uma atividade duplamente vantajosa: é que enquanto se está a promover o exercício físico, também se promove a criação de laços entre amigos ou familiares. Ainda por cima, para passear só é preciso estar na rua, no parque ou em zonas florestais com piso não muito acidentado, para prevenir quedas.

Existem alguns grupos que até organizam caminhadas. Procure saber se na sua cidade existe algum grupo deste género e participe!

 

Viajar

Fazer viagens, maiores ou mais pequenas, são passatempos muito divertidos e altamente enriquecedores. Na altura da reforma, haverá mais tempo livre para o fazer, por isso aproveite e leve os seus familiares mais velhos a conhecer outra cidade ou até mesmo outro país. Não se esqueça que existem várias formas de se viajar (comboio, autocarro, carro ou avião), por isso escolha a que for mais conveniente e conheça outras culturas!

 

Dançar

Já falamos sobre as artes cénicas, mas a dança, quando praticada ao nível competitivo ou de lazer, proporciona realmente momentos muito agradáveis - enquanto favorece o estado físico e mental geral. Com vários tipos de dança disponíveis, escolha aquele que mais se adequa a cada caso.

Dançar é ótimo para estimular a mente, por ser uma atividade alegre e por obrigar a movimentos rápidos e realização de coreografias. Esta é uma forma de os idosos estarem socialmente ativos.

 

Cuidar do jardim

Pode parecer insignificante, mas cuidar do jardim ou de uma horta é um exercício terapêutico que combina exercícios físicos e criatividade, além de ser praticado ao ar livre. Para quem está na terceira idade, a jardinagem torna-se algo exigente, pois obriga a movimentos constantes. É necessário inclinar, levantar, caminhar, baixar, ajoelhar, alongar e sentar, o que torna esta atividade ótima para manter os idosos ativos. Estar em contacto com a terra também é muito bom para os mais velhos.

 

 

Jogar

A prática de jogos é, além de saudável, algo divertido. É uma forma de ocupar a mente, realizar exercício físico e até estabelecer novos contactos sociais. O golfe, o ténis e o boccia são boas práticas desportivas para os idosos.

 

Ajudar outras pessoas

A participação em programas comunitários, instituições ou organizações sem fins lucrativos pode ser uma mais-valia na ajuda a quem mais precisa. Esta é uma forma nobre de ajudar, com grande recompensa emocional. Além disso, o idoso que passeie os cães de um canil, ou que trabalhe com crianças desfavorecidas, tende a "esquecer-se" um pouco dos seus próprios problemas.

 

Além destas, há muitas outras atividades que os idosos podem fazer em família ou entre amigos. Tem alguma ideia? Partilhe-a connosco!

 

Fonte: https://cuidamos.com/artigos/10-passatempos-ativos-para-idosos