Como Dar Banho A Uma Pessoa Acamada

Como Dar Banho A Uma Pessoa Acamada

Dicas para o banho 

Na semana passada no artigo do nosso blog, abordamos a temática: “como tratar de uma pessoa acamada”. Este artigo vem ao encontro do anterior, pois nós abordamos a higienização do paciente e a importância para o conforto do mesmo. 

Resumidamente, a higienização do paciente é muito importante pois para além dos cuidados de higiene essenciais, vamos proporcionar uma sensação de bem estar e relaxamento à pessoa acamada.

Todas as técnicas que iremos referir aqui para dar banho a uma pessoa acamada em casa são meramente dicas e não será necessário o uso de colchões de agua. Para começar: deve possuir um saco plástico grande para não molhar o colchão da cama e colocar o paciente junto a si num dos lados da cama. Também achamos importante referir, que em cada passo, deverá ter atenção à temperatura da agua e perguntar ao paciente se está boa para si.

Em seguida, aconselhamos a começar pelo rosto e com o pano limpo umedecido ou uma gaze molhada, sem sabonete, limpe bem o rosto do paciente.

O terceiro passo, lave o rosto com uma esponja húmida evitando que a agua circule para os olhos ou parte interior dos ouvidos e depois seque com uma toalha macia a parte do rosto.

No quarto passo, iremos passar para os braços, barriga e peito. O essencial neste passo, é utilizar um sabonete líquido molhado em agua e começar pelas mãos até as axilas e depois sim, passar para o peito e barriga.

No quinto passo, vamos secar o paciente e descobrindo as pernas e cobrindo a parte superior do tronco para evitar possíveis constipações.

De seguida, para lavar as pernas iremos utilizar o mesmo processo que utilizamos para as mãos, isto é, vamos começar pelos pés com uma esponja molhada e sabão até as coxas, passando por último por secar o paciente com uma toalha macia.

Sétimo passo, para lavar a região íntima, deveremos começar pela frente e depois passar para a de trás. Quando passamos para a parte traseira, devemos colocar o paciente de lado.

Após secarmos bem a parte intimada, devemos passar para as costa, com outra esponja húmida e sabão e limpar bem esta zona, para evitar restos de urina ou fezes.

Último passo, passa por retirar os lençóis molhados da cama, colocar novos e vestir o paciente.

Esperamos ter ajudado, se tiver alguma duvida, poderá sempre contactar-nos ou assistir alguns vídeos que recomendamos como este video.

Os produtos essenciais para o banho – exemplos

Higiene e cuidados.

Aqui poderá encontrar alguns produtos que o ajudam nos cuidados de higiene para o banho de uma pessoa acamada.

Cadeiras de banho e wc

Para outros casos, que o paciente poderá sair da sua cama articulada, existem alguns produtos que auxiliam no banho e wc.