Como Tratar De Uma Pessoa Acamada – Dicas Sensicare

Como Tratar De Uma Pessoa Acamada – Dicas Sensicare

Como Combater O Bullying Na Deficiência A ler Como Tratar De Uma Pessoa Acamada – Dicas Sensicare Próximo Como Dar Banho A Uma Pessoa Acamada

Os cuidados mais importantes para tratar de uma pessoa acamada estão ligados com a alimentação, conforto, eliminação de fezes/urina e higiene.

Uma pessoa que esteja dependente de uma cama articulada elétrica ou manual está igualmente dependente de uma pessoa auxiliar. Muitos desses cuidados, são prestados por médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde ou familiares e neste sentido, a Sensicare pretende apresentar um conjunto de instruções básicas de forma a facilitar os cuidados ao paciente com intuito de melhorar a sua qualidade de vida.

Algumas dicas de auxilio

Higiene Pessoal - cuidados

 

Os cuidados apresentados a baixo só serão efetuados na cama articulada se o paciente tiver uma grau de dependência muito forte. Queremos também que tenha atenção às feridas na pela com suporte do médico / enfermeiro.

• É aconselhável dar banho de dois em dois dias;

• Lavar o cabelo pelo menos uma vez por semana.

• Trocar os lençóis sempre que tiverem sujos ou de quinze em quinze dias.

• Urina ou fezes – é necessário ter sempre consciência do estado físico e psicológico do paciente e ter em atenção que um paciente acamado urina cerca de 4 a 6 vezes ao dia, em média. Se o mesmo paciente tiver incontinência urinaria é recomendado o uso de fraldas próprias e devem ser mudadas assim que estiver molhadas ou sujas. Como mudar uma fralda a uma pessoa acamada.

Alimentação - cuidados

 

Os cuidados do paciente relativamente à alimentação estão ligados a dois fatores em geral: Horário e o tipo de produtos que podem enjerir.

Relativamente ao horário, a alimentação do paciente pode ser feito no mesmo horário em que se costumava alimentar mas em todo o caso deverá sempre fazer essa questão ao médico/enfermeiro porque os pacientes tem necessidades diferentes.

Quando falamos no tipo de produtos que podem enjerir também é melhor numa primeira fase questionar o médico sobre que tipo de produtos o paciente deve enjerir face às suas necessidades e problemas. Se o paciente acamado, conseguir mastigar alimentos sem problema, a ajuda será somente necessária para levar os alimentos à boca. Nos outros casos, que o paciente tenha dificuldade em colocar alimentos sólidos à boca, a solução está nas papas ou sopas, se tiver problemas ao engolir agua pois pode-se engasgar, uma excelente solução é a gelatina.

Conforto - cuidados

 

Esta é também uma das principais preocupações do cuidador para além da alimentação e higiene pois gosta de ver o paciente o mais confortável possível. Para isso apresentamos mais alguma dicas:

• Ter a preocupação de virar a pessoa a cada 3 horas para evitar o problema das escaras;

• Levantar a pessoa sempre que possível para alimentação ou convívio;

• Fazer exercício com as mãos ou com as pernas, duas vezes por dia, que vai ajudar a manter a força e amplitude das articulações.

Espero que tenham gostado, fiquem atentos aos restantes artigos da Sensicare!

Para finalizar, partilhamos um vídeo que gostamos muito:

Fonte: tuasuade