Demência Vascular: Sabe O Que É?

Demência Vascular: Sabe O Que É?

Apesar de ser raro em pessoas com mais de 65 anos, a partir desta idade a demência vascular pode acontecer quando existe uma redução da chegada de oxigénio e nutrientes ao cérebro, através do sangue. Tal é essencial para o seu bom funcionamento.

 

Este problema grave de saúde ocorre quando o sistema vascular – através do qual se faz o transporte destes nutrientes – é bloqueado. O motivo pode ser muito simples: a idade.

 

Citando o Mirror, o site Notícias ao Minuto diz que “o risco deste tipo de demência duplica a cada cinco anos, após os 65”, mas há outros fatores que podem fazer aumentar a probabilidade de alguém desenvolver o problema. Ataque cardíaco, diabetes, AVC e até mesmo aumento de peso e colesterol alto podem estar na origem da demência vascular.

 

Assim, afigura-se fundamental ter uma vida saudável, com prática frequente de exercício físico, bem como uma alimentação adequada e evitar o consumo de álcool.

 

Embora se conheça a origem do problema – ao invés do que acontece com a doença de Alzheimer -, os sintomas são semelhantes e passam por esquecimento, dificuldade em falar, pensar e racionalizar.

 

 

Fonte: Notícias ao Minuto