Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência – Sensicare

Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência – Sensicare

A ler Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência – Sensicare Próximo Dia Mundial da Terapia Ocupacional

O Dia internacional das pessoas com deficiência é celebrado anualmente ao dia 3 de Dezembro.

Tudo começou, em 1998, quando ONU - Organização das nações unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, dignidade, direitos e bem estar das mesmas.

Cada ano, o dia internacional das pessoas com deficiência tem um tema especifico, sendo que ano passado os objetivos passaram por criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

Como se festeja este dia em Portugal

Em Portugal são varias as formas de se festejar este dia.

Para começar, a Sensicare sugere que se encontre com a(s) pessoa(s) que conhece com alguma deficiência e lhe diga o quanto ela é importante para si pois é sempre bom mostrar o afeto por pessoas que gostamos e cuidamos diariamente.

Quanto as variadas instituições espalhadas por Portugal continental e ilhas realizam distintas atividades para celebrar o dia.

Estas atividades estão ligadas a seminários, concursos de frases e deias, almoços de gala, corridas, entregas de prémios, espetáculos de teatro, dança e cinema sempre apelando à participação da população.

Segundo o Instituto nacional para reabilitação estas atividades tem como propósito consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. Pode consultar o cartaz e o regulamento do concurso aqui.

Boas praticas no território nacional.

Leiria dia internacional da deficiência

O município de Leiria vai assinalar o dia internacional das pessoas com deficiência com inauguração de uma pista de gelo inclusiva com um vasto programa de atividades inclusivas.

Este programa vai integrar no evento “Leiria cidade de Natal”. A vereadora, Ana Valentim, com os pelouros do desenvolvimento social e das acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida recordou que o facto de ano passado as comemorações nacionais do dia internacional das pessoas com deficiência que decorreram em Leiria deram motivação ao município para continuar a trabalhar no sentido da inclusão.

Fontes:

calendarr.com

Inr.pt 

regiaodeleiria.pt

https://www.regiaodeleiria.pt/

https://www.dn.pt/