Dicas Para Escolher A Cadeira De Rodas Apropriada

Dicas Para Escolher A Cadeira De Rodas Apropriada

Quando falamos em cadeiras de rodas e nas suas funcionalidades, não podemos considera-la como um brinquedo ou um simples acessório mas sim como uma extensão do nosso corpo. É importante escolher a cadeira de rodas adequada às suas necessidades e ao seu corpo pois se não for bem escolhida, para além de um gasto e perda de tempo, não irá se sentir confortável nem seguro na cadeira.

A cadeira de rodas é um material com o propósito de ajudar o paciente a mover-se de um sitio para o outro e para isso vamos ajuda-lo a perceber quais são as melhores funcionalidades e as mais adequadas a cada caso especifico.

As 10 dicas Sensicare para escolher uma cadeira de rodas

Rodas traseiras grandes ou pequenas?

A grande diferença a assinalar neste caso é quando os pacientes tem necessidade de ser auxiliados no transporte devem optar pela roda traseira pequena. No caso da roda traseira grande, é pressuposto que o paciente se consiga movimentar sozinho.

Pneus pneumáticos ou pneus maciços?

A principal diferença dos pneus pneumáticos face aos maciços é que os pneumáticos possuem uma câmara de ar, que permite que os pneus possam vir a ser enchidos e por ventura sofrer manutenção. Enquanto os maciços, são mais resistentes, não sofrem tanto desgaste, mas são mais desconfortáveis. Os pneumáticos são mais apropriados para o exterior pois absorvem as irregularidades do piso enquanto que os maciços, por serem mais duros, são indicados para zonas interiores.

Estrutura em aço ou estrutura em alumínio?

Ao escolher uma estrutura de aço ou alumínio a principal diferença em si é o peso. Ambas as estruturas são bastantes resistentes, mas o alumínio acaba por ter a vantagem de ser mais leve. Caso pretenda transportar a cadeira de rodas este é um fator muito importante pois a diferença de peso é considerável.

Cruzeta simples ou dupla?

A cruzeta dupla funciona como um reforço do assento para os pacientes mais pesados. Esta é principal característica que a diferencia da cruzeta simples que você deve ter em atenção no momento da compra.

Extração fácil da roda traseira?

Quando o cliente olha para esta característica tem que ter em atenção as seguintes características: fácil manuseamento, transporte e armazenamento. Se o cliente for em busca destas três características como fatores relevantes para a sua compra deve comprar uma cadeira de rodas com rodas de fácil extração. Caso pretenda transportar a cadeira de rodas na mala de um carro a opção com rodas traseiras de extração fácil será a mais indicada, pois as cadeiras de rodas não cabem completas nas malas de carros mais pequenos.

Travão do cuidador?

Este é um pormenor bastante importante quando abordamos as características de uma cadeira de rodas pois este atributo vai permitir ao cuidador uma maior segurança e controlo da cadeira, principalmente, em rampas inclinadas.

Jantes raiadas ou nylon?

Ambos os materiais são bons, apesar das jantes raiadas serem mais comuns, por norma, possuem uma maior resistência face às jantes em nylon. No caso das jantes de nylon com o passar do tempo, estas apresentam um maior desgaste na zona dos rolamentos mas por outro lado têm um maior espaçamento entre os raios, o que faz com que nada fique preso entre os raios.

Encosto traseiro dobrável?

Este é também um pormenor importante quando compra a sua cadeira. Os encostos traseiros para as cadeiras de rodas podem ser dobráveis ou fixos. A principal diferença está interligada com transporte e deslocação da mesma, isto é, se tiver necessidade de transportar varias vezes a sua cadeira e possuir um meio transporte pequeno, a cadeira de encosto dobrável será a melhor opção para si.

Largura do assento

Na largura do assento, é importante que tenha em atenção que a cadeira de rodas fique justa á cintura do paciente. Os tamanhos mais comuns são o 40, 42 e 45 tendo em atenção a largura da anca do paciente. Sendo que o 40 é aconselhável para todas as pessoas que tenham até 65kg, o tamanho 42 para pessoas com 65 a 80kg e por ultimo, o tamanho 45, que é para pacientes com peso superior a 80kg.

Largura total da cadeira

Para finalizar, esta ultima dica é referente à largura das portas de sua casa, principalmente as da casa de banho que por norma tem a tendência de serem mais curtas e com isto impossibilita a boa deslocação do paciente em casa ou outros recintos.

Espero que tenham gostado, fiquem atentos ao restantes artigos da Sensicare!