O verão está aí: sabe como cuidar de um idoso na praia?

O verão está aí: sabe como cuidar de um idoso na praia?

Com a chegada do verão, as idas à praia fazem parte dos planos de qualquer família. Mas, e as famílias que têm idosos a seu cuidado?

Sim, é possível levar os idosos à praia, mesmo que tenham necessidades especiais ou mobilidade reduzida. E porque as dúvidas sobre este tema são constantes, a Sensicare preparou uma lista de dicas a ter em conta para estas viagens em família ou entre amigos.

Família a brincar na praia

1 - O conforto é essencial. Quer seja na viagem ou já no areal, o bem-estar físico e psicológico do idoso deve ser sempre o principal foco.

2 - Fraldas, caso o idoso sofra de incontinência. Nunca se esqueça que é sempre melhor levar mais fraldas do que aquelas que acha que necessita.

3 - Cremes, e não apenas protetores solares. Claro que estes são indispensáveis, mas os cremes hidratantes e de limpeza também não podem faltar na bolsa de viagem. É importante limpar e hidratar a pele do idoso durante e após a ida à praia. 

4 - Toalhetes ou luvas de limpeza também se tornam imprescindíveis numa ida à praia, tal como o gel desinfetante. Utilize produtos já embebidos em líquido ou até mesmo luvas, pois esse processo torna-se, assim, mais simples e rápido.

5 - Antes de sair de casa, consulte o tempo. Veja que tipo de roupa deve levar para que o idoso esteja sempre bem, quer esteja calor ou mais frio.

6 - Veja a lista das praias com acessibilidade, para a eventualidade de o idoso utilizar cadeira de rodas. Em 2017, já 37% das praias portuguesas cumpriam os requisitos necessários para fazerem parte da lista. O acesso é fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública, o estacionamento tem lugares reservados e há até redes de percursos pedonais acessíveis na praia, sem obstáculos e interrupções. Em alguns casos, há ainda passadeiras no areal, ou percursos pavimentados. As rampas ou percursos acessíveis conduzem à zona de banhos de sol, instalações sanitárias adpatadas e postos de primeiros socorros. Nestes locais há nadador salvador e todas as informações ao público na entrada da praia, bem como nas páginas dos municípios.

Em alguns casos, há até equipamentos anfíbios para que os utilizadores de cadeiras de rodas (ou andarilhos, ou canadianas) possam ir à água, bem como vestiários, duches, bebedouros e lava-pés acessíveis a todos. O Instituto Nacional de Reabilitação disponibiliza estas e outras informações aqui

7 - No caso de o idoso utilizar cadeira de rodas, não se esqueça da bomba para encher os pneus da mesma. 

Neste verão, divirta-se com toda a família!

Avós com neto na praia