Os 5 obstáculos mais comuns na deficiência motora – Soluções

Os 5 obstáculos mais comuns na deficiência motora – Soluções

A ler Os 5 obstáculos mais comuns na deficiência motora – Soluções Próximo Vantagens de uma Cama Articulada Eléctrica – Dicas Sensicare

Hoje iremos abordar 5 dos obstáculos mais comuns que pessoas que usam cadeiras de rodas têm de enfrentar diariamente. Nota-se um aumento geral na preocupação sobre estes temas, mas ainda é um assunto que precisa de muita dedicação e trabalho para melhorar-mos o dia-a-dia das pessoas com menos mobilidade.

1- Transportes públicos

Hoje em dia, nos grandes centros metropolitanos do nosso país já se tem alguma consciência referente à acessibilidade. Transportes públicos como autocarros, metros, comboios e barcos já possuem equipamentos que possibilitam uma maior facilidade no caso dos deficientes motores.

Mas e nas outras regiões periféricas? Pois, o problema é exatamente esse. Para quem vive “ao lado” dos grandes centros metropolitanos a situação torna-se mais complicada pois muitas vezes os únicos transportes disponíveis são autocarros que não são acessíveis.

2- Vias publicas

As vias publicas são consideradas um fator bastante preocupante quer para pessoas com mobilidade reduzida quer para pessoas com mobilidade normal. Podemos falar de vários aspetos, mas queremos realçar dois: os passeios e locais com trafego elevado.

Quanto aos passeios, existe três situações mais graves que são: locais que não possuem qualquer tipo de passeio e a pessoa tem de andar “no meio da estrada”; passeios com largura bastante reduzida o que torna impossível o movimento para pessoas que possuem cadeiras rodas, andarilhos ou canadianas; por ultimo, o tamanho dos passeios, que em alguns dos casos se tornam bastante difíceis de subir ou descer para os casos de mobilidade reduzida.

Os locais de grande tráfego, nós consideramos aquelas ruas que são muito movimentadas, por carros especialmente, e são de difícil acesso pois não possuem qualquer tipo de sinalização para os peões.

3- Multibancos

As caixas de multibanco continuam a ser um grave problema para as pessoas que estão dependentes da sua cadeira de rodas. O facto é que, o cartão de multibanco é considerado um objeto pessoal e os balcões de atendimento só estão disponíveis até as 15h o que leva que essa tarefa seja mais complicada.

Mas não se preocupem que vamos mostrar possíveis soluções!

4 – Restauração e Hotéis

A restauração e os hotéis é outro dos problemas que achamos por bem abordar dentro da categoria dos espaços públicos. Infelizmente, em pleno seculo xxi, ainda nos deparamos com bastantes locais que vendem serviços ao publico que não são acessíveis.

O exemplo disso, está dentro de grandes cidades como regiões periféricas que deviam ter mais atenção à igualdade que tanto defendemos nos dias de hoje e é lamentável que quando uma pessoa está a escolher um determinado hotel ou restaurante se deparar com muitos que se de impossível acesso.

5- Ir ao supermercado

Os supermercados continuam a ser uma dificuldade apesar de nos dias hoje já se notar alguns progressos. Hoje em dia, já é possível em qualquer supermercado estacionar o carro nos locais apropriados bem como ter prioridades nas filas.

A questão é que em muitos deles ainda assistimos algumas situações de descriminação, não existe carrinhos próprios para as pessoas com deficiência, ou então existe alguns lugares das prateleiras de muito difícil acesso para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas ou muletas.

1- Soluções

Agora bem a melhor parte, pois nos acreditamos que em cada obstáculo está sempre uma solução.

Caso seja portador de algum tipo de deficiência motora e não consegue se deslocar para um determinado local facilmente, nós aconselha-mos que entre em contacto com a camara municipal da sua freguesia, bombeiros locais ou fundação Liga.

No caso das vias publicas, este é ponto mais difícil pois existe ainda um longo trabalho a decorrer, mas já existem bons exemplos de luta contra acessibilidade. Nem todas as pessoas se sentem à vontade para pedir ajuda ao próximo, mas nós aconselhamos a cada cidadão portador de deficiência ou com mobilidade reduzida, se por ventura de deparar diariamente com algum obstáculo para si, que entre imediatamente em contacto com a Câmara Municipal, portal da queixa, ou INR porque juntos somos mais fortes!

Lembra-se do caso do multibanco? As soluções que apresenta-mos são com vista a facilitar e proporcionar uma melhor qualidade de vida a pessoa. No caso dos deficientes visuais, já é possível ao carregar na tecla 5 o cliente ter uma experiencia sonora que facilita a operação.

No caso dos deficientes físicos, quando se depararem com algum multibanco de difícil acesso, podem ter opção de fazer todos os seus pagamentos pelos serviços de Home banking ou então, no caso de pretender levantar dinheiro, sugerimos que vá as caixas de multibanco na hora de expediente e se tiver essa dificuldade com regularidade entre em contacto com a sua câmara ou bombeiros locais para uma possível solução.

Nos restaurantes ou hotéis de difícil acesso já é possível consultar um guia de acessibilidade online (http://www.portugalacessivel.pt/default/home/id/1) onde pode escolher o destino que pretende consultar e ver os locais aderentes e completamente acessíveis.

Nas tarefas diárias como ir ao supermercado a opção de comprar online é uma opima opção pois tem acesso aos produtos pretendidos no seu conforto. Caso, não goste de comprar online, nos supermercados tem direito a pedir um colaborador para o acompanhar nas suas compras.

Por ultimo, não se esqueça que hoje é o dia mundial do sorriso e para além disso é mais fácil desistir do que enfrentar os problemas. Neste caso, queremos deixar uma mensagem positiva e dizer que para qualquer obstáculo existe sempre uma solução. Feliz dia do sorriso