Como escolher cadeiras de banho?

Como escolher cadeiras de banho?

Se tem a seu cargo uma pessoa com mobilidade reduzida, acamada, idosa ou com deficiência física, sabe que a hora do banho pode representar alguma dificuldade e apreensão.

Porém, com a cadeira de banho e as técnicas certas, a higiene pessoal não tem de ser um problema - pelo contrário, pode até tornar-se uma altura relaxante do dia.

A importância do banho diário para a saúde é inegável, independentemente do estado físico em que a pessoa se encontre. Assim, é importante estimular a pessoa a explorar as suas capacidades ao máximo, e nunca fazendo por ela aquilo que ela consegue fazer sozinha.

Se a pessoa a seu cargo consegue tomar banho sozinha mas sentada, incentive essa ação.

Dar banho na cama é prático, mas deverá ser a última opção. Desse modo, estimula a independência, a mobilidade e, consequentemente, um maior bem-estar na pessoa dependente.

Ao cuidador cabe preparar tudo para que a hora do banho corra pelo melhor. A segurança está sempre em primeiro lugar!

Tenha atenção ao piso, aos acessórios (como tapetes) e até a um sistema de barras de apoio.

Meça sempre a temperatura da água e deixe todos os produtos de higiene acessíveis, bem como as toalhas e as roupas.

Se considerar necessário, faça uma lista de tudo o que precisa. Desse modo, sem esquecimentos, a pessoa nunca ficará sozinha.

Mesmo que a pessoa cuidada se consiga lavar sozinha, convém que se mantenha por perto. Oriente-a da melhor forma para que todas as partes do corpo sejam lavadas.

Quando passar para a parte de secar o corpo, pode aproveitar para fazer uma leve massagem. Todo o cuidado é pouco: com uma pele muito sensível, tome atenção para não provocar ferimentos como arranhões.

Esta é a altura ideal para o cuidador procurar sinais externos de problemas: pequenas feridas, micoses ou outros fungos, assaduras e escaras.

 

Como escolher a cadeira de banho?

Sabendo da importância de utilizar o chuveiro, as cadeiras de banho são uma prática opção que garante a higiene das pessoas acamadas, idosas ou com mobilidade reduzida de forma segura.

No mercado, existem vários modelos à escolha. Cada um adapta-se melhor às necessidades que possa ter.

Pode necessitar de uma cadeira com rodas e também sanitária, caso a pessoa tenha a mobilidade muito comprometida. Este modelo funciona como um 2 em 1, que pode revelar-se extremamente útil. Neste caso, os apoios de pés também se afiguram importantes. Para estes casos, existem também modelos com encosto de cabeça.

Se preferir modelos sem rodas, para utilizadores que se consigam movimentar com mais facilidade, as cadeiras para duche ou bancos de parede articulados são a escolha ideal. Permitem um maior descanso ao utilizador e são eficazes na sua função.

Para bases de chuveiro mais pequenas, bancos mais compactos, sem costas, podem ser a solução ideal. Já para as banheiras, e para que o utilizador não precise de se colocar lá dentro, uma tábua para banheira é sempre preferível.

Tal como já lhe dissemos, a segurança está sempre em primeiro lugar e as quedas são sempre de evitar.

Caso tenha dúvidas na altura de escolher, entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente!

ENTREGAS DE 1 A 3 DIAS ÚTEIS

Portugal Continental

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.