Como escolher uma cadeira de rodas?

Como escolher uma cadeira de rodas?

Quando falamos em cadeiras de rodas e nas suas funcionalidades, não podemos considerá-las como um brinquedo ou um simples acessório, mas sim uma extensão do nosso corpo. É importante escolher a cadeira de rodas adequada às necessidades do utilizador e ao seu corpo pois, se a mesma não for bem escolhida - além de ser um gasto desnecessário e perda de tempo -, não irá sentir-se confortável nem seguro na cadeira.

A cadeira de rodas é um produto que tem como propósito ajudar o paciente a mover-se de um sítio para o outro. Por isso, vamos ajudá-lo a perceber quais as melhores funcionalidades e as mais adequadas a cada caso específico.

Rodas traseiras: grandes ou pequenas?

O grande foco neste tema é a necessidade de auxílio no transporte. Se o utilizador conseguir deslocar-se sozinho, aconselhamos a escolha da roda traseira grande. Caso o utente necessite de apoio de terceiros para se movimentar, pode optar pela roda pequena - que facilita a passagem em espaços apertados, o transporte e o acondicionamento da mesma -, ou pela roda grande, na eventualidade de grandes deslocações no exterior pela facilidade em ultrapassar obstáculos.

A escolha do tamanho das rodas tem influência da necessidade de ajuda no transporte.

 

Diferenças entre os pneus

Pneumáticos

Possuem uma câmara de ar, o que permite que possam vir a ser enchidos e sofrer manutenção.

São mais apropriados para o exterior, pois absorvem as irregularidades do piso, sendo também mais confortáveis.

Maciços

São mais resistentes e não sofrem tanto desgaste mas, em pisos irregulares, são mais desconfortáveis.

Por serem mais duros, são normalmente mais utilizados em espaços interiores.

Não necessitam de manutenção e não furam.

Ambientes interiores ou exteriores: é aqui que entram as diferenças entre os pneus.

 

Estrutura em aço ou estrutura em alumínio? 

O peso é a principal diferença entre as estruturas em aço e em alumínio. Ambas são extremamente resistentes, mas o alumínio tem a vantagem de ser bastante mais leve.

Caso pretenda transportar a cadeira de rodas, este é um fator que deverá ter em conta na altura de optar por uma ou por outra característica, pois a diferença é de facto significativa.

Cruzeta: simples ou dupla?

A cruzeta dupla funciona como um reforço do assento para os pacientes mais pesados, conferindo- lhe uma maior estabilidade em relação à cruzeta simples. 

Apesar de ambas suportarem um peso máximo de 125kg, a cruzeta dupla torna a cadeira de rodas mais resistente.

 

A roda traseira pode ser de extração fácil 

Quando olhamos para esta funcionalidade, devemos ter em atenção o seguinte: fácil manuseamento, transporte e armazenamento.

 

Se considera estas três características como fatores relevantes para a compra, deve optar por uma cadeira de rodas com rodas de fácil extração.

 

Caso pretenda transportar a cadeira de rodas na mala de um carro, por exemplo, esta é a opção mais indicada, pois as cadeiras de rodas podem não caber na totalidade nas malas de automóveis mais pequenos.

 

Travão do cuidador: sim ou não?

Este é um pormenor importante quando abordamos as características de uma cadeira de rodas, pois este atributo vai permitir ao cuidador um maior controlo da cadeira, principalmente em rampas inclinadas.

Jantes raiadas ou em nylon?

Ambos os materiais são bons, apesar das jantes raiadas serem mais comuns. Por norma, possuem uma maior resistência face às jantes em nylon. No caso destas últimas, com o passar do tempo apresentam um maior desgaste na zona dos rolamentos, tendo uma durabilidade mais curta.

O encosto traseiro dobrável

Este é também um pormenor importante quando compra a sua cadeira. Os encostos traseiros para as cadeiras de rodas podem ser dobráveis ou fixos.

A principal diferença está ligada ao transporte e deslocação da mesma, isto é: se tiver necessidade de transportar várias vezes a sua cadeira e possuir um meio transporte pequeno, a cadeira de encosto dobrável será a melhor opção para si.

 

 

Largura do assento

Na largura do assento, é importante que tenha em atenção que a cadeira de rodas fique justa à cintura do paciente. Os tamanhos mais comuns são entre o 40 e o 45, tendo em conta a largura da anca do paciente.

Na Sensicare, dispomos de cadeiras com tamanhos XXL: o 51 e o 55.

Largura total da cadeira

A largura total da cadeira deve ter em conta a largura total das portas de casa, principalmente as da casa de banho - que, por norma, têm tendência a ser mais pequenas.

Tal é fundamental para permitir uma boa deslocação do utilizador em casa ou em outros espaços, pelo que é importante medir o local e, só depois, escolher a cadeira.

Se ainda tiver dúvidas e necessitar de apoio especializado na escolha da cadeira de rodas ideal, não hesite em contactar o nosso apoio ao cliente!