Cuidados A Ter Com As Cadeiras De Rodas – Dicas

Cuidados A Ter Com As Cadeiras De Rodas – Dicas

Quando falamos em cadeiras de rodas e nas suas funcionalidades, não podemos considerá-la um simples acessório, mas sim como uma extensão do nosso corpo. É importante escolher uma cadeira de rodas adequada ao nosso corpo pois ela se não for bem ajustada, para além de um gasto e perda de tempo, refletirá principalmente, no conforto e segurança do utilizador.

cadeira de rodas  é um material com propósito de ajudar o paciente a usufruir do máximo das suas funcionalidades, mas para isso, o utilizador tem de conservá-la da melhor maneira sabendo alguns cuidados que permitam que ela dure o seu tempo de vida útil.

Cuidados e dicas

Cadeiras de rodas limpas

Uma cadeira de rodas limpa é uma cadeira que permite ao paciente ser mais saudável e, por consequência, com um risco de infeções reduzido. Além disso, quanto mais cuidar dela, isto é, limpá-la com regularidade, vai ser capaz de perceber e detetar defeitos com mais rapidez e facilidade. Zonas como as rodas, eixos, quadro, assento ou encosto devem ser vigiados com regularidade.

Cartão de identificação e urgência

Esta sugestão é para casos de emergência, mas já dizia o ditado: “mais vale prevenir do que remediar”, certo? Pois bem, estes tipos de documentos devem estar sempre guardados consigo ou mesmo na sua cadeira de rodas, caso seja preciso alguma ajuda na manutenção, segurança ou apoio técnico.

É uma medida bastante simples, que não custa nada, pois pode prevenir muitos casos. Daí colocamos como um cuidado a ter na sua cadeira de rodas.

Cadeira com muita exposição

Este cuidado está mais ligado ao ciclo de vida da cadeira de rodas. Uma cadeira sujeita a climas bastante húmidos ou incidência solar, por norma, tem um tempo de vida mais reduzido.

Adaptar ao local de destino

Uma cadeira de rodas que esteja a ser exposta a diferentes ambientes e locais dos diversos tipos de solo pode muito facilmente ser danificada, provocando um grau de desconforto a todos os clientes.

Ferramentas a ter consigo

Quando compra uma cadeira de rodas, por norma recebe um manual de instruções. Esta informação é importante pois detém algumas ferramentas que pode ter sempre consigo caso tenha algum problema com a cadeira de rodas. Alguns exemplo são:

- Chaves allen e de parafusos;

- Chave inglesa;

- Bomba de ar e câmara;

Com estes três materiais pode facilmente reparar algumas situações rapidamente, sem prejudicar o conforto do paciente.