12 de Maio é o Dia Mundial do Enfermeiro

12 de Maio é o Dia Mundial do Enfermeiro

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down A ler 12 de Maio é o Dia Mundial do Enfermeiro

A enfermagem é uma profissão na área da saúde que permite cuidar dos pacientes numa grande variedade de estados físicos. Estes profissionais de saúde costumam ser os primeiros que os pacientes geralmente encontram, sendo especialistas, técnicos e, muitas vezes, até conselheiros!

Assim, não é difícil compreender a importância dos enfermeiros na saúde. Por isso mesmo, a Sensicare apresenta-lhe cinco motivos pelos quais estes profissionais são importantes:

  1. Defendem e conquistam a confiança dos pacientes

Sabia que os enfermeiros lideram o ranking das profissões mais confiáveis? São pessoas que, para além das responsabilidades diárias – monitorização do progresso do paciente e administração de medicação, por exemplo –, entendem a complicação de estar internado no hospital, por isso garantem ao utente que estão lá para os ouvir e manter uma boa relação com eles. Apostam na confiança e empatia.

  1. Melhoram os resultados dos pacientes

Os enfermeiros desempenham um papel vital na melhoria do atendimento ao utente. Este fator ajuda a criar um menor tempo de permanência no hospital, taxas de mortalidade mais reduzidas e custos de saúde menos elevados.

  1. Educam pacientes e cuidadores

A educação do paciente e do cuidador é outra parte importante do trabalho que um enfermeiro faz. No hospital, o papel do enfermeiro é vital, pois ajuda os pacientes a entender o diagnóstico dado pelo médico, a gerir os sintomas e ensinar quais as escolhas mais saudáveis. Fornece também todas as informações necessárias aquando da alta dada ao paciente, para que este possa proceder da forma correta quando estiver em casa.

Contudo, fora do âmbito hospitalar, os enfermeiros trabalham na educação não só dos utentes mas também dos cuidadores: podem ensinar a prevenir doenças e a apostar num estilo de vida saudável, tendo por base a condição física e mental de cada pessoa.

  1. Tecnologia para inovar e cuidar dos pacientes

O uso de métodos e tecnologias inovadoras tem vindo a evoluir, sendo os enfermeiros profissionais altamente aptos a utilizarem essas ferramentas. O grande foco é inovar no atendimento ao paciente, permitindo-lhe ter uma experiência o mais positiva possível.

  1. Mantêm a comunidade saudável

Promovem estratégias de bem-estar aos indivíduos antes de estes necessitarem de uma ida ao hospital. Neste caso, enfermeiros da saúde pública defendem e educam as pessoas sobre esforços preventivos da saúde, por exemplo, indo a escolas e centros de dia para dar a conhecer técnicas que nos podem ajudar na vida.

É enfermeiro ou já esteve em contacto com estes profissionais de saúde? Conte-nos a sua história.