Idosos - mente sã em corpo são em período de isolamento

Idosos - mente sã em corpo são em período de isolamento

COVID-19 - o que sabemos até agora Lendo Idosos - mente sã em corpo são em período de isolamento 3 minuto Próximo Gelados de leite materno: já ouviu falar?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".

O ser humano é um ser social por natureza; no entanto, atualmente torna-se fundamental evitar qualquer convívio social de forma a controlar o novo coronavírus. Esta tarefa é difícil para todos nós e ainda se torna mais desafiante quando se trata de alterar os hábitos de vida dos nossos idosos.

Enfrentar uma quarentena pode ter impacto na nossa saúde mental. Assim, sugerimos um conjunto de ideias para ajudar a melhorar o humor e a qualidade de vida dos idosos perante este desafio. Estas atividades têm como principal objetivo a promoção do envelhecimento saudável e, ao mesmo tempo, fazer face a este período de isolamento que atravessamos.

Não se esqueça das normas previstas pelo estado de emergência em que o nosso país se encontra, relativamente a quem tem mais de 70 anos ou faz parte do grupo de risco.

Leitura

Esta atividade tem como principais objetivos a melhoria de processos cognitivos como a memória e a atenção, bem como a redução do nível de stress. Caso a pessoa não saiba ler, tente perceber quais são os interesses dela e procure um livro que cative a sua atenção.

Jogos de mesa

Podem jogar xadrez, cartas, damas ou dominó, entre outros. Os jogos de cartas estimulam a competição saudável, o espírito de equipa e a superação de desafios. Esta atividade exige agilidade mental, rapidez de raciocínio lógico e permite desenvolver a capacidade cognitiva.

Contar histórias, costumes e tradições

Tem como objetivo fazer a pessoa idosa relembrar-se das tradições e costumes da sua juventude, utilizando questões que a reportem a esse tempo: como era namorar naquela época, como era a vida, como é que as pessoas se divertiam e como passavam o tempo, por exemplo.

Atividade física

Exercício físico deve ser orientado e adaptado às capacidades individuais. Pode fazer caminhadas, ainda que dentro de casa, dança, musculação e pilates. Pode ver aqui algumas sugestões.

Iniciar o contacto com o mundo digital

Desta forma, o idoso poderá manter uma interação segura com familiares e amigos. Atualmente, existem várias aplicações para o telemóvel que permitem jogos em conjunto, videochamadas, etc. Essa pode ser uma forma não só de manter os seniores ocupados mas também de matar as saudades.

Participar nas atividades de vida diária

A participação nas tarefas domésticas promove o sentido de utilidade e, consequentemente, a autoestima da pessoa idosa bem como a sua autonomia.

Atividades para estimular a mente

Este tipo de atividades promovem o desenvolvimento e a estimulação da atividade mental e melhoram a memória dos idosos. Alguns jogos tradicionais orientados para esta população são: Puzzles (quebra-cabeças), Jogos de memória, Palavras cruzadas, Sopa de letras, Sodoku, Descobrir as diferenças e o Jogo do galo.

 

Este artigo foi escrito pela Psicóloga Margarida Silva, profissional na Etapas Saúde.

ENTREGAS DE 1 A 3 DIAS ÚTEIS

Portugal Continental

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.