Vantagens de uma Cama Articulada Eléctrica – Dicas Sensicare

Vantagens de uma Cama Articulada Eléctrica – Dicas Sensicare

Se bem se lembram, a Sensicare já escreveu um artigo sobre como escolher uma cama articulada elétrica, mas sentiu a necessidade de explicar melhor aos nossos clientes / seguidores as suas vantagens.

Se ainda não consultou o artigo, pode vê-lo aqui.

Existem imensos tipos de camas articuladas, mas também existem muitos pacientes com necessidades bem distintas. Por isso, se ainda não leu o nosso artigo, aconselhamos a lê-lo porque agora vamos concentra-nos nas principais vantagens do cliente/cuidador quando já possuem uma cama articulada elétrica.

1 – Aumento da mobilidade do paciente

As camas articuladas eletricamente possuem um comando para alterar as suas posições. Assim, sem algum esforço o cuidador ou a pessoa acamada pode alterar as configurações da cama ou mover o paciente como bem entender.

2- Mais independência tanto para o paciente como cuidador

Independência para o cuidador porque permite ajustar o paciente a varias posições sem qualquer esforço para o tratamento ou independência para o paciente pois não precisa de ter sempre alguém por perto para trocar de posição.

3- Apoio durante refeições

As camas articuladas permitem a elevação do tronco quase até 90º, possibilitando que o paciente consiga se sentar e comer numa posição mais normal. Para ajudar na alimentação do paciente aconselhamos uma mesa de leito.

4- Facilidade em mudar de local dentro de casa

Muitas destas camas elétricas possuem rodas o que torna muito mais fácil mover a cama para locais diferentes sem qualquer tipo de esforço.

5 - Melhora a circulação sanguínea

As camas articuladas permitem aos utilizadores alterar e ajustar a cama para posicionar melhor o seu corpo. Estas modificações permitem aliviar os pontos de pressão no corpo melhorando a circulação sanguínea.

Doentes com problemas de circulação e edemas (inchaço) das pernas o elevar o plano inferior da cama facilita o retorno venoso e a circulação.

6 - Menos esforço

Devido às enumeras funcionalidades que uma cama elétrica pode ter, proporciona ao paciente e cuidador esforços bastante reduzidos para quaisquer necessidades do paciente. Para retirar o paciente da cama é indicado baixar até ao ponto mínimo, permitindo assim que o paciente chegue com os pés ao chão ao sentar-se na cama. Caso seja necessário cuidar do paciente, aconselha-mos que coloque a cama na posição mais elevada para não forçar as costas do cuidador.

7 - Segurança do paciente

Esta é uma característica comum que iremos apresentar, mas não deixa de ser importante. A segurança do paciente é um dos principais fatores que o cuidador se preocupa interligado com o seu conforto. As grades laterais permitem uma maior segurança na permanência na cama.

8 - Higienização

Por fim, e não menos importante, a higienização pois o paciente muitas vezes necessita de um tratamento domiciliar e requerem um cuidado especial quando nos referimos à higiene e desinfeção do aparelho. Muitas destas camas, devido à estrutura em aço, permitem a limpeza com relativa facilidade.