A deficiência em Portugal – O pouco conhecimento desta área

A deficiência em Portugal – O pouco conhecimento desta área

Associação Portuguesa dos Deficientes refere que há cerca de um milhão de pessoas que sofrem de deficiência e/ou incapacidades varias, mas o Estado português sabe muito pouco à cerca desses cidadãos.

Os últimos censos foram realizados em 2001 com informação exacta sobre o numero de pessoas em Portugal com deficiência e foram substituídos já a 6 anos (2011) por dados pouco esclarecedores. Isto levou a perda dessa informação exata e a falta de informação fidedigna leva o Governo Português à necessidade e preocupação de promover um levantamento da situação desta população em conjunto com as autarquias locas e unidades de saúde.

Ana Sofia Antunes refere “que o Governo ainda não conhece a realidade por completo porque o mapeamento não está devidamente feito o que é difícil saber onde é que as pessoas estão e em que condições.”

Os vários tipos de deficiência

Deficiência auditiva

A deficiência auditiva consiste na perna parcial ou total da capacidade de obter sons devido à má formação genética. É considerado uma pessoa surda aquela que tem total ausência de audição, isto é, não ouve nenhum som. Devido à falta de informação existente não conseguimos apurar quantas pessoas tem este tipo de deficiência em Portugal mas segundo o DN existe 115 mil pessoas que não falam a língua gestual portuguesa mas que possuem um défice auditivo.

Deficiência mental

A nível pedagógico o deficiente mental é o individuo que tem uma maior dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e por isso, nessa vertente, tem necessidades educativas especiais. Existe vários graus, desde quais o grau profundo que é considerado o mais preocupante, o grave onde o nível de autonomia é muito pobre, o moderado/medio que são capazes de adquirir alguma autonomia pessoal e social e o grau ligeiro onde conseguem ser autónomos e desenvolver atividades com grau de complexidade, mas precisam de acompanhamento especial.

Deficiência motora

A deficiência motora é uma disfunção física ou motora que poderá ser de caracter congénito ou adquirido.

Considera-se deficiente motor todo o individuo que ao nível dos membros superiores ou inferiores, possua um grau igual ou superior a 60% de incapacidade segundo a tabela nacional de incapacidades.

Segundo a Sensicare apurou existem mais de 150 mil pessoas portadores de deficiência motora em Portugal.

Deficiência visual

Segundo o DN existe cerca de 160 mil pessoas com problemas visuais desde que 20 mil são completamente cegos e 140 mil são ambliopes, isto é, com capacidade visual muito reduzida.

Segundo organização mundial de saúde, existe 3 graus de deficiência visual. O grau de baixa visão que é auxiliado através de óculos ou lentes, o grau de próximo da cegueira que a pessoa é capaz de distinguir a luz da sombra e o grau de cegueira que acontece quando já não existe presepção da luz.