As escaras são feridas que aparecem na pele. O termo “escara” pode ser usado para descrever uma úlcera por pressão. Os locais mais comuns para desenvolver a chamada escara são a região acima do rabo, as laterais do qualdril, calcanhares pois são os locais que estão mais sujeitos a contacto com plataformas mais duras que dificultam a circulação do sangue.
Atualmente são conhecidos quatro 4 gruas de escaras que são:
• 1º Grau: Pele muito vermelha que não desaparece mesmo sem contacto com nenhuma superfície ;
• 2º Grau: Formação de uma bolha com aspeto de agua;
• 3º Grau: Quando a escara atinge o tecido muscular;
• 4º Grau: Ultima fase, que é quando atinge zonas mais profundas e chega danificar o músculo colocando o ossos e articulações expostas.
Que tipo de pessoas é mais propicio aparecer escaras .
As escaras ou ulceras de pressão são mais propicias aparecer as pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição o que leva a falta de circulação sanguínea.
Essas pessoas que são mais vulneráveis a estas situações são: pessoas acamadas tanto em casa como hospital pois estão muito tempo na sua cama articulada.
O aparecimento de escaras também pode ser muito comum às pessoas paraplégicas ou com algum tipo de deficiência que prejudique a mobilidade pois estas passam muito tempo sentados na mesma posição na sua cadeira de rodas. Algumas dicas para escolher uma cadeira de rodas apropriada aqui.
.
Como evitar as escaras na pele
As formas mais aconselhadas para prevenir o aparecimento das escaras na pele são as seguintes:
•Boa alimentação e boa hidratação do corpo
• Mudança de posição a cada duas horas que implica a uma melhor circulação
• Uso de almofadas anti escaras. Saiba mais aqui neste exemplo de almofada:
https://sensicare.pt/produto/almofada-anti-escaras-viscoelastica-berlipele/
• Para as pessoas acamadas que possuem uma cama articulada, aconselhamos um colchão anti escaras. Pode verificar neste exemplo de colchão anti escaras :
https://sensicare.pt/produto/sobre-colchao-de-pressao-alternada-com-compressor-de-ar-ajustavel/
Tratamento para quem tiver escaras
O tratamento das escaras tem muito a ver com a gravidade (graus que falamos em cima) e tempo de permanência da lesão.
Para as escaras que ainda não estão abertas, aconselhamos que se realize uma massagem com oléo de girassol.
Outro tipo de tratamentos que aconselhamos que sejam feitos por especialistas (médicos ou enfermeiros) são a limpeza com soro fisiológico que é uma excelente maneira de limpar o que o corpo pretende contruir ou antibióticos e curativos que mais uma vez realçamos que devem ser feitos por especialistas
No Grau 4, ultimo grau e mais grave, por vezes será mesmo necessário a intervenção cirúrgica porque é necessário eliminar os tecidos mortos e com infeção e o transplante de pele para a cicatrização seja mais rápida.
Espero que tenham gostado, fiquem atentos ao nossos próximos artigos.