Dar banho a uma pessoa acamada: como o fazer?

Dar banho a uma pessoa acamada: como o fazer?

E se, de repente, tivesse uma pessoa acamada a seu cuidado e precisasse de lhe dar banho? Saberia o que tem a fazer, que técnicas utilizar, de que produtos iria necessitar?

Para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar a minimizar os problemas associados a esta tarefa, a Sensicare compilou algumas dicas muito úteis - para que o paciente possa estar o mais confortável possível e para que o cuidador não necessite de empregar tanto esforço. 

Estas técnicas não servem apenas para idosos ao seu cuidado! Não nos podemos esquecer que muitas pessoas jovens podem, em algum momento das suas vidas, precisar deste tipo de apoio - após um acidente ou cirurgia complexa, ou devido a doenças que possam surgir. 

Quando dar banho? 

A frequência dos banhos dependerá sempre de três fatores: a temperatura, as atividades diárias e a rotina.
 

Regra geral, a pessoa acamada deverá tomar banho pelo menos a cada dois dias, mas poderá ser dado todos os dias sem problema - principalmente se estiver calor, se o paciente esteve mais ativo durante o dia e se já o fazia antes de ficar acamado.

 

Como dar banho na cama?

 

Se limpar a pessoa no leito, sem que utilize um colchão à prova de água, vai precisar de colocar um resguardo aberto por baixo do lençol da cama para que o colchão não se molhe. Confirme sempre o nível de absorção. Depois, siga estes passos:

 
1 - A pessoa a seu cuidado deve estar virada de barriga para cima. Arraste-a, sempre com muito cuidado, para o lado da cama onde lhe vai dar banho. Existem camas que permitem uma maior mobilidade e previnem as dores de costas no cuidador; veja-as aqui.
 
2 - Retire todas as almofadas e cobertores, mas mantenha um lençol em cima do paciente. Dessa forma, evita correntes de ar e consequentes gripes, constipações e resfriados.
 
3 - Comece por limpar os olhos com uma compressa molhada ou um pano limpo húmido, sem sabão. Inicie o movimento de limpeza sempre de dentro para fora (do canto interno do olho para o canto externo).
 

4 - No rosto e nas orelhas, pode utilizar uma esponja húmida. Tenha sempre muita atenção para evitar que a água entre nos olhos ou nos ouvidos.

 

 

 
5 - Pegue numa toalha limpa, seca e macia e limpe bem a cara e os olhos da pessoa.
 
6 - Dissolva sabonete líquido em água; destape os braços e a barriga do paciente e limpe-os com a esponja molhada nesse líquido. Comece pelas mãos, vá em direção às axilas e continue a lavar o peito e a barriga. Veja os produtos de limpeza que lhe podem interessar.
 
7 - Seque bem todas estas partes do corpo e volte a colocar o lençol. Destape as pernas da pessoa acamada.
 
8 - Volte a embeber a esponja com água e sabão e lave as pernas do utente de baixo para cima - começando pelos pés e indo em direção às coxas.
 
9 - Novamente, seque bem também esta parte do corpo e tenha atenção às partes mais escondidas. Com a toalha, passe bem entre os dedos dos pés para evitar o surgimento de micoses ou outras afeções da pele.
 
10 - Lave a região íntima, começando à frente e passando para trás em direção ao ânus. Para lavar esta zona, pode virar a pessoa de lado e aproveite para dobrar o lençol molhado e colocar um seco sobre a metade da cama que ficou desimpedida.
 
11 - Após secar esta zona do corpo, e com a pessoa ainda deitada para um dos lados, lave-lhe as costas com uma outra esponja húmida e limpa (assim, evita contaminar as costas com possíveis restos de fezes e/ou urina).
 
12 - Volte a deitar a pessoa sobre o lençol seco e retire o lençol molhado.
 

Para que o conforto seja máximo, vista a pessoa sem perder muito tempo e de forma adequada à temperatura do quarto. Não deve haver frio mas também não pode haver muito calor. Para evitar golpes de calor, aprenda a minimizar os problemas associados às altas temperaturas. 

Lavar os dentes também é muito importante!

De que material vai precisar?

 
Ainda antes do banho, convém deixar tudo o que precisa pronto e junto à cama da pessoa acamada. Veja a lista de produtos necessários:
 
- uma bacia média com água morna;
- compressas limpas para os olhos;
- duas esponjas macias (uma apenas para o corpo, outra para a zona genital);
- uma toalha de banho grande;
- sabonete líquido, gel de banho ou similar;
- lençóis limpos e secos;
- creme hidrantante;
- roupa limpa para vestir logo após o banho.
 

Dica extra: se só precisar de limpar uma pequena parte do corpo (se a pessoa se sujar a comer, por exemplo) pode usar as luvas de limpeza ou toalhitas. Confira aqui todos os produtos de limpeza Sensicare.

 

E o cabelo? Como lavar?

Tal como lavar o corpo, lavar o cabelo é muito importante. No entanto, não precisa de o fazer sempre que der banho à pessoa que tem a seu cuidado. Basta lavar uma ou duas vezes por semana.

Limpar o cabelo na cama pode ser feito apenas por um cuidador, mas o ideal é haver duas pessoas - uma ficará a segurar o pescoço da pessoa durante a lavagem, de forma a facilitar a tarefa e minimizar o desconforto da pessoa acamada.

Então, siga estes passos:

1 - Coloque a pessoa, deitada de barriga para cima, na direção dos pés da cama.

2 - Retire a almofada e coloque-a debaixo das costas, para que a cabeça do paciente fiquei ligeiramente inclinada para trás;

3 - Debaixo da cabeça, coloque algo de plástico (como um resguardo) para não molhar o colchão. Por cima, coloque uma toalha para aumentar o conforto|;

4 - Coloque um recipiente baixo ou um saco de plástico por baixo da cabeça;

5 - Vá deitando água sobre o cabelo, utilizando para isso um copo ou similar. Use o mínimo de água possível, para não molhar o colchão;

6 - Ponha champô no cabelo e massaje o couro cabeludo de forma suave, com a ponta dos dedos;

7 - Com o mesmo copo, vá enxaguando o cabelo e retire o champô.

8 - Remova o saco ou recipiente que colocou debaixo da cabeça da pessoa e, com uma toalha limpa e seca, retire o excesso de água.

Após a lavagem, use um secador para secar o cabelo e evite que este fiquei húmido. Penteie-o bem, para evitar nós, utilizando uma escova de cerdas macias quando tal for possível.

Dica extra: já que é muito comum molhar os lençóis ao lavar o cabelo na cama, faça-o no mesmo dia em que der banho também. Assim não vai precisar de mais lençóis que o necessário.

E após o banho?

Caso a pessoa a seu cuidado tenha curativos, evite molhar essa zona para não causar infeções. Ainda assim, caso tal aconteça, faça um novo curativo ou procure ajuda médica.

É também importante que coloque creme hidratante no corpo do paciente e desodorizante nas axilas.

Estes passos ajudam a evitar o mau cheiro a suor, aumentam o conforto e evitam problemas de pele - como secura, escaras ou infeções por fungos, por exemplo.

Ficou esclarecido? Tem mais dicas para nos deixar? Diga-nos nos comentários.

Fonte:Tua Saúde