O que é o bullying?
Entende-se por bullying a prática de atos violentos, intencionais e/ou repetidos a uma pessoa indefesa que podem implicar como consequência danos físicos ou psicológicos às vitimas. Estes atos, são geralmente efetuados por um grupo de indivíduos com objetivo de intimidar, humilhar e agredir a pessoa em causa.
Hoje em dia, em pleno seculo XXI, o uso deste termo já é muito frequente na nossa sociedade o que nos leva a fazer esta pergunta a nós próprios: Porquê que estamos sempre ouvir e a deparamo-nos com casos de bullying?
Esta pergunta, leva-nos ao ponto de partida na abordagem a este artigo, pois “esta prática”, é geralmente feita contra alguém que não consegue se defender das agressões porque teme os agressores, seja por causa da sua “suposta” superioridade física, intimidação ou meio social que está inserido.
O bullying pode ser praticado em vários ambientes como:
- Na rua;
- Em casa;
- Escola;
- Trabalho
Principais tipos de bullying
1- Físico:
Esta forma de fazer bullying é por norma a mais comum na nossa sociedade. Socos, empurrões e bloqueios de passagem à vitima estão interligados nesta categoria.
Por norma, supostamente é a situação mais fácil de identificar mas na realidade, na maioria das vezes, é encoberta com desculpas. “Cai na rua”; “Foi a brincar com os amigos”; “Foi a jogar futebol” são desculpas muito utilizadas.
Exemplo na deficiência: - Agressor impedir a passagem de uma cadeira de rodas em determinado local. .
2- Psicológico :
No bullying psicológico é frequente as perseguições constantes à vitima. Discriminação racial, religiosa, sexual e peso são os principais aspetos que o agressor ataca a vitima.
Todos atos de perseguir, aterrorizar com ameaças, manipular, dominar ou chantagear são considerados de bullyng psicológico que pode causar à vitima depressões ou em casos mais extremos medo das pessoas (fobia social).
Exemplo na deficiência: Intimidar a vitima que não consegue fazer as mesmas coisas que o agressor faz.
3 - Social :
Este ultimo tipo de bullying é praticado em diversos locais, especialmente entre pessoas de faixas etárias distintas. Por consequência desta pratica, o desempenho pode ser prejudicado e a convivência da vitima também pois ela sentir-se-á rejeitada e incapaz.
Exemplo: Excluir pessoas que possuem deficiências motoras ou visuais no seu grupo de amigos.
Finalizando com estes três exemplos de casos reais, iremos apresentar um conjunto de soluções para superar o bullying, especialmente nos casos de deficiência.